CONCURSO DE AGENTE DE SEGURANÇA CPTM

CONCURSO DE AGENTE DE SEGURANÇA CPTM


Os concurseiros de plantão estão de olho nos rumores de editais previstos para 2019. Quem não realizou o sonho de se tornar um servidor público concursado, ainda têm esperanças para realizar esse sonho em 2019, e o ano começa com boas notícias.

Está previsto para esse ano o concurso da CPTM, e uma qualidade desse concurso é o fato de disponibilizar vagas para nível médio e técnico.

OS CARGOS QUE A CPTM DISPONIBILIZA GERALMENTE SÃO PARA:


Nível Médio:

       Agente de segurança operacional;
       Agente de relacionamento;
       Maquinista;

Nível Superior:

       Analista de planejamento e desenvolvimento operacional;
       Analista de planejamento e gestão;
       Analista de planejamento;
       Assistente social;
       Engenheiro de manutenção (nas áreas civil, mecânica e elétrica);
       Médico do trabalho;


No entanto, as vagas disponíveis para o concurso previsto para 2019 ainda não foram divulgadas, nem a quantidade de vagas, sendo assim vamos focar apenas no cargo de Agente de Segurança nesse artigo, e preparamos uma série de informações e dicas para que você consiga passar nesse concurso, e comece o ano de 2019 mudando sua vida.

SOBRE O CARGO


O cargo do concurso de agente de segurança da CPTM conta com um salário médio de R$2.300 reais, entre suas funções estão:

- Auxiliar passageiros que possuam dúvidas sobre o itinerário, ou quaisquer outras questões.

- Garantir a segurança dos passageiros dentro das estações de metrô.

- Cuidar para que os passageiros permaneçam dentro dos limites de segurança até a chegada do trem.

- Também pode atuar no setor de achados e perdidos.

- Em caso de emergência, prestar primeiros socorros a uma vítima

Ou seja, toda a questão da segurança dos passageiros no momento de espera até embarque no trem é uma função dos agentes de segurança, tal como tirar as dúvidas e ajudar quem precisar de esclarecimento sobre algo relacionado ao itinerário ou onde embarcar em determinado trem, etc.

O QUE CAI NA PROVA?


Os assuntos que geralmente caem na prova do concurso agente de segurança da CPTM são nas áreas de português e matemática, os conteúdos de cada área são:

Português: Interpretação de textos; sinônimos, antônimos, parônimos, homônimos, sentido próprio e figurado das palavras; ortografia; pontuação; acentuação; emprego dos substantivos, adjetivos, numerais, pronomes, verbo, advérbio, preposição, conjunções; concordância e regência verbal e nominal; colocação pronominal; sintaxe.

Matemática: Resolução de situações-problema; operações, propriedades, múltiplos e divisores (números inteiros); operações e propriedades com números racionais; razão e proporção; regra de três simples; porcentagem. juros simples; sistema de medidas legais; conceitos básicos de geometria (cálculo de área e de volume); relação entre grandezas (tabelas e gráficos); raciocínio lógico.

Esses foram os assuntos mais cobrados em editais passados para as provas de nível médio do concurso agente de segurança da CPTM, por isso é importante revisar esses conteúdos, mesmo que você ache que é simples e fácil, é sempre importante estudar mais um pouco.

COMO POSSO ME PREPARAR PARA O TAF?


Muitos concursos exigem um Teste de Aptidão Física - TAF após a prova teórica, o concurso para agente de segurança é um deles.

Assim como é importante estudar para a prova teórica, revisar os assuntos e se doar ao aprendizado, também é importante ficar atento a prova prática também, pois muitas pessoas pensam ter aptidão para realizar a prova e não precisam treinar ou melhorar suas habilidades, mas na hora acaba dando errado.

Algumas coisas que você precisa fazer para se preparar para a prova prática do concurso agente de segurança da CPTM são:

1- PROCURAR UM MÉDICO ESPECIALISTA


Muitas pessoas quase nunca vão ao médico para fazer um check-up, então, esse e o momento de ir. você precisa saber se seu corpo está em condições para se expor a esforço físico, e por isso um exame cardíaco não pode faltar, pois se você estiver com alguma coisa fora do lugar, a prova e até mesmo os treinos podem ser perigosos, então antes de tudo, procure um médico.

2- TREINE


Se você não têm costume de fazer exercícios físicos você vai precisar treinar bastante, pois vai precisar ensinar seu corpo a melhorar a resistência e o condicionamento físico, uma vez que a prova prática consiste em testes de corrida, resistência de membros superiores e resistência abdominal, geralmente.

Então, dependendo do seu condicionamento físico você irá regular sua rotina de treinos, pois lembre-se: essa parte da prova também reprova.

3- FAÇA SIMULAÇÕES


Depois de atingir um certo nível de condicionamento, vale fazer testes, simulações como se fosse o dia da prova, e assim tentar cumprir os requisitos.

Assim como você faz treino com questões teóricas de provas antigas, vale simular a prova prática para identificar se você consegue mesmo atingir os requisitos.

Essas dicas são importantes para que nada errado acontece com você, e para que você tenha êxito na prova prática do concurso agente de segurança da CPTM, por isso, estude bastante os assuntos da prova teórica e treine sua mente, mas não esqueça de treinar o seu corpo também.

O CONCURSO DA CPTM É PARA MIM?


Se você não têm certeza se você tem perfil para fazer o concurso agente de segurança da CPTM, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

— Você tem interesse em trabalhar na área de segurança?

— Você mora ou têm interesse em se mudar para trabalhar na grande São Paulo?

— Você têm tempo e vontade para estudar e se dedicar ao concurso?

— Você tem interesse em trabalhar na área metroviária?

— Você quer alcançar estabilidade econômica trabalhando como um concursado?

Bom, basta avaliar suas respostas, os prós e contras para sua vida atual, se achar que sua resposta pode ser “sim”, para a maioria dessas perguntas, não perca mais tempo algum, o edital ainda não foi lançado, mas a promessa está feita.

Hora de começar a estudar para as provas teórica e pratica e se esforçar para realmente conseguir passar.

Com dedicação, uma boa estratégia de estudo e uma pitada de competitividade, não tenho dúvidas que você conseguirá ser aprovado, e antes do que imagina estará trabalhando como um concursado sem preocupações com desemprego, e com estabilidade financeira que sempre sonhou.

Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas neste artigo, e que você tenha sucesso no seu concurso!

CONCURSO DE AGENTE DE SEGURANÇA CPTM CONCURSO DE AGENTE DE SEGURANÇA CPTM Reviewed by Bruno on 2/20/2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.