CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO SP

CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO SP


No último concurso da Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo (SAP), foram abertas mais de 1000 (mil) vagas para Agente Penitenciário, e o salário sendo de R$3.200 reais, e ocorreu no ano de 2017. Por esse motivo, vale a pena ficar de olho nos próximos editais da SAP, pois os benefícios dos concursos desta Secretaria são muito bons.

CARGOS OFERECIDOS PELA SAP


Além do concurso agente penitenciário SP , a SAP ainda oferece uma variedade de outros cargos, tais como:

       Agente Técnico de Assistência à Saúde (Psicólogo);
       Agente Técnico de Assistência à Saúde (Assistente Social);
       Agente Técnico de Assistência à Saúde (Terapeuta Ocupacional);
       Analista Administrativo;
       Analista Sociocultural (Pedagogo);
       Oficial Administrativo;
       Técnico em Enfermagem;
       Enfermeiro;
       Cirurgião Dentista;

Alguns dos cargos oferecidos são esses descritos acima.

No entanto iremos trazer algumas informações importantes apenas sobre o cargo de Agente Penitenciário.

O QUE CAI NA PROVA?


O concurso agente penitenciário SP conta com as seguintes avaliações: prova objetiva; prova de condicionamento físico; prova de aptidão psicológica; prova de comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada, além de investigação social.

ASSUNTOS DA PROVA OBJETIVA


As matérias cobradas na prova objetiva são: Língua Portuguesa; Matemática e Conhecimentos Gerais.

CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA


Interpretação de textos. Vocabulário. Tipologia e gêneros textuais. Elementos constitutivos do texto (discurso direto e indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade). Intertextualidade.

Coesão e coerência. Figuras de Linguagem. Funções da Linguagem (fática, conativa, poética, referencial, emotiva, metalinguística).

Fonemas e fonética (ditongo, hiato, tritongo, encontro consonantal e dígrafo). Acentuação. Ortografia. Estrutura e formação das palavras. Classe de palavras (substantivo, adjetivo, verbo, pronome, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção, interjeição e onomatopeia).

Frase, oração, período. Pontuação. Significados das Palavras. COncordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação pronominal.

Tipos de sujeito, predicado, predicativo do sujeito e do objeto. Objeto direto, indireto, agente da passiva. Literatura Brasileira.
Conteúdos de Matemática

Conjuntos numéricos. Equações e inequações de 1º grau e sistemas. Equações e inequações de 2º grau e sistemas. Funções (afim, quadrática, modular, exponencial e logarítmica). Razão e proporção. Regra de três simples e composta.

Porcentagem. Juros simples e composto. Medidas de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Áreas e perímetros de figuras planas. Volume e área de sólidos geométricos.

Semelhança e Congruência de triângulos. Teorema de Tales. Teorema de Pitágoras. Relações métricas no triângulo retângulo. Trigonometria. Matrizes, determinantes e sistemas lineares.

Polinômios. Estatística (Média aritmética simples e ponderada, moda, mediana, tabelas de frequência, medidas de dispersão e análise de tabelas e gráficos). Probabilidade.

Análise Combinatória. Sequências e Progressões. Geometria Analítica. Números Complexos. Resolução de situações problema.

CONHECIMENTOS GERAIS


Questões de fatos políticos, econômicos, sociais e culturais, nacionais e internacionais, divulgados na mídia local/ou nacional.

Questões relacionadas à Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, à Lei Complementar n° 959, de 13 de setembro de 2004, e suas alterações e ao Decreto n° 58.052, de 16 de maio de 2012.

Noções de Administração Pública. Noções de Informática.

CONTEÚDO DA PROVA DE AVALIAÇÃO FÍSICA


Flexão de membros superiores - O objetivo é repetir o máximo de repetições possíveis durante 60 segundos, sem descansar entre as repetições.

Caso o candidato encoste o braço no chão ou no corpo a contagem de pontos será zerada.

Corrida de 50 metros - O objetivo é percorrer os 50 metros no menor período de tempo possível.

Corrida de 12 minutos - O objetivo é percorrer a maior distância possível no tempo de 12 minutos, sendo contado de dezena com dezena (10 em 10 metros).

PROVA DE APTIDÃO PSICOLÓGICA


Na prova de aptidão psicológica serão avaliados os seguintes pontos:

       Bom relacionamento interpessoal
       Bom controle emocional;
       Boa resistência à fadiga psicofísica;
       Adequado nível de ansiedade;
       Bom domínio psicomotor;
       Capacidade de improvisação;
       Agressividade controlada e adequadamente canalizada;
       Bom nível de atenção e concentração;
        Impulsividade adequada;
       Ausência de fobias;
       Diminuída flexibilidade de conduta;
       Boa criatividade e elevada disposição para o trabalho;
       Elevado grau de iniciativa e decisão;
       Excelente receptividade e capacidade de assimilação.

INVESTIGAÇÃO SOCIAL


Têm o objetivo de identificar condutas irregulares, inadequada e reprováveis do candidato, em diversos aspectos da vida em sociedade, sejam eles: a disciplina, o profissionalismo, a dignidade humana e a honestidade.

Serão impedidas aprovação de candidatos que apresentem uma das seguintes hipóteses: uso de drogas; antecedentes criminais; traficantes; alcoolistas; procurados pela justiça; pessoas que possuem comportamentos que vão contra a moral e os bons costumes; pessoas violentas ou agressivas.

COMO PASSAR DO CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO?


Assim como todo concurso, você deve se dedicar aos estudos.

Todo concurseiro de plantão já sabe que não dá pra passar sem dedicar horas com os estudos, no entanto vale lembrar que alguns concursos por cobrarem prova de aptidão física, e o concurso agente penitenciário SP é um deles, além da necessidade de se dedicar aos conteúdos teóricos, também é preciso preparar seu corpo para a estar apto a desenvolver as demandas do cargo de agente penitenciário.

Lembre-se que realizar exames de aptidão cardiorrespiratória, para saber se você pode realizar esforços físicos intensos, e dessa forma evitar passar por problemas quando for treinar, ou no momento de realizar a prova.

Uma vez que a parte prática é de caráter eliminatório, ir mal nela significa perder todo os esforço que teve ao estudar para a parte teórica.

Por isso não deixe de lado essa parte da preparação, em vez disso começa a criar uma rotina de treino, caso você já não possua, e no fim faça testes de simulação para identificar se você consegue cumprir as provas propostas.

Assim como você treina sua mente antes da prova teórica, certifique-se de treinar seu corpo também.

JORNADA DE TRABALHO E FUNÇÕES


Conforme estabelecido na Resolução SAP nº 91 de 24, publicada em 2012, a jornada de trabalho é composta por 12 horas seguidas de trabalho por 36 horas seguidas de descanso.

Entre as funções do cargo estão: desempenhar atividades de vigilância, garantir a manutenção da segurança, disciplina e movimentação de presos internos.

CONCLUSÃO


Esperamos que através desse artigo você tenha tirado todas as suas dúvidas, e que tudo que você precisa saber sobre o concurso tenha sido explicado.

CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO SP CONCURSO AGENTE PENITENCIÁRIO SP Reviewed by Bruno on 2/20/2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.